Traço de argamassa de chapisco, emboço e reboco


Sempre quando vamos iniciar uma obra, seja de reforma ou construção, a primeira coisa que vem à tona é… Qual material de construção iremos usar e em que quantidade.

Para facilitar a vida de nós, construtores, o ReforMAIS disponibiliza os traços de chapisco, emboço e reboco mais comuns em pequenas obras de reforma e construção.

Chapisco é a camada que garante a aderência do reboco ou emboço à alvenaria. É a camada menos espessa e grosseira de revestimento. O traço mais usual e recomendado é 1:3, ou seja, uma lata de cimento para três lates de areia grossa. O rendimento do traço é de, em média, 35m².

Emboço é a camada que serve para regularizar a base para receber o revestimento cerâmico. O traço mais usual e recomendado é 1:2:8, ou seja, uma lata de cimento, duas latas de cal e oito latas de areia média. O rendimento do traço é de, em média, 12m² para 1,5cm de espessura.

Reboco é a camada que serve para dar uma cobertura uniforme nas paredes para receber o revestimento em pintura. O traço mais usual e recomendado é 1:5, ou seja, uma lata de cimento para cinco latas de areia média. O rendimento do traço é de, em média, 5m² para 1cm de espessura.

Agora é mão na massa!